Mayor proyecto de Memoria en pequeños municipios brasileños

Mayor proyecto de Memoria en pequeños municipios brasileños

ILAM tiene la  satisfacción de presentar una interesante iniciativa en el rescate del patrimonio tangible e intangible.

“Temos o prazer de apresentar o Museu da Família, o maior projeto de memória dos pequenos municípios brasileiros. Nossa intenção é contar com sua participação e pedir sua ajuda na divulgação.

Enviado por Edson Luiz Pereira <[email protected]>;

Convidamos a conhecer e participar do Museu da Família. www.museudafamilia.org.br

 

 

 

 

 

O que é?

O Museu da Família é, essencialmente, uma ação colaborativa de famílias que perceberam que suas histórias tem importância, quer pela valorização dos mais idosos, quer pela construção de uma rica referência para os mais novos. A proposta é do Instituto Memória e Vida, que oferece às famílias a oportunidade de preservarem suas lembranças, documentos e fotos, por meio da digitalização e disponibilização de um banco de dados digital. A iniciativa busca preservar a história dos atuais e antigos moradores de pequenos e médios municípios brasileiros.

Como funciona?

Cada família atendida receberá um login para armazenar e indexar os arquivos digitais de fotos, documentos, livros de receitas e tudo mais que entender importante. As fotos, filmes em película ou VHS e documentos antigos serão digitalizados por equipe especializada, que visitará os pequenos municípios, distritos e localidades rurais em ações itinerantes, apoiadas pelo Bitrem Cultural.

As famílias poderão fazer uploads das fotos e documentos recentes, já em formato digital, constituindo-se o Banco de Dados em uma interessante ferramenta de manutenção da memória familiar.  Cada família passa a ter o seu próprio museu e serão estimuladas a tornar pública a visualização de fotos e documentos que retratem modos e costumes, espaços públicos ou festas comunitárias. Dessa forma viabilizaremos diversos museus comunitários de cidades, distritos, bairros, escolas e organizações sociais.

Ao final, o Museu da Família manterá um arquivo digital com todo o material armazenado, atualizando em backups os novos arquivos enviados, garantindo para as futuras gerações a preservação de suas histórias e lembranças mais afetivas.

Importante: os documentos originais continuarão com as famílias, como também o direito de imagem sobre todos os documentos preservados.

Como participar

Toda família pode se cadastrar no projeto, mesmo aquelas que não moram mais na região abrangida na fase atual.

Será necessário realizar o cadastro no site: www.museudafamilia.org.br/cadastro

 

Temas:
submarcas_HR-03
submarcas_HR-04
submarcas_HR-01
submarcas_HR-02